Ano de ingresso no consórcio

2022

COMPARTILHE

Salto de Pirapora é um município brasileiro do estado de São Paulo, localizado a 121 km de São Paulo. Situa-se na Região Metropolitana de Sorocaba, na Mesorregião Macro Metropolitana Paulista e na Microrregião de Sorocaba. Em 18 de agosto de 1911, através do Decreto Lei Estadual nº 1250, o Povoado é elevado à categoria de Distrito de Paz, com a denominação de Salto de Pirapora, pertencente ao município de Sorocaba.

Foi uma luta a emancipação, que chegou somente em 1953, através de um plebiscito, no qual votaram os 657 eleitores que ali residiam na época. Desses eleitores, 475 votaram a favor do desligamento político do Distrito, 174 eleitores votaram contra, 04 votaram em branco e houve 04 votos nulos. Em 30 de dezembro de 1953, através do Decreto Lei Estadual nº 2456, o Distrito é elevado à categoria de Município, com o nome de Salto de Pirapora, desmembrado do município de Sorocaba.

Sua instalação ocorreu solenemente no dia 01 de janeiro de 1955, com a posse da primeira gestão do Executivo, sendo o senhor Agenor Leme dos Santos empossado como primeiro prefeito, e o senhor Vicente Leme Soares como primeiro Vice Prefeito.

A primeira Câmara Municipal do novo município, foi formada pelos seguintes vereadores: Alexandre de Góes Vieira (Didi), Amarilio Vieira de Proença (Lalau), Ariovaldo Rodrigues Simões, Durvalino Shuerman de Barros, Gentil Areias, Izidoro Gomes de Almeida, Lázaro Ferreira dos Santos, Newton Guimarães e Roberto Marcello.

A partir deste acontecimento, o município não parou de crescer, pois, aqui se instalaram várias indústrias, buscando a grande riqueza que a extração de minérios fornecia.