Ano de ingresso no consórcio

2021

COMPARTILHE

Nova Odessa surgiu onde se situava a sede da antiga Fazenda Pombal, de propriedade de Ângelo Gazzola. Em 1873 foi iniciado o trabalho de construção dos trilhos que ligariam Campinas a Rio Claro, atravessando essas terras. Só que durante trinta anos passaram os trens pelas terras do Pombal sem que houvesse uma parada no local.

Em 24 de maio de 1905 foi fundado por Carlos José de Arruda Botelho, então Secretário de Agricultura do estado de São Paulo, o Núcleo Colonial Nova Odessa, nas terras recém adquiridas da Fazenda Pombal, que deram origem a cidade.

Seu nome é devido a visita que o fundador fez à cidade de Odessa, na Ucrânia, de onde trouxe o estilo de suas ruas. As propriedades que originaram a formação do Núcleo Colonial foram, além da Fazenda Pombal, a Fazenda Velha, comprada poucos meses depois da primeira e o “Engenho Velho”, da antiga Fazenda São Francisco. Outras propriedades foram compradas pelo governo, entre 1909 e 1911, para fazerem parte do núcleo colonial, cujas terras estão hoje no vizinho município de Sumaré. Eram as fazendas Pinheiro, Paraíso e Sertãozinho. Cada uma dessas fazendas passou a ser uma das seis seções do Núcleo Colonial Nova Odessa.

Os primeiros colonos eram imigrantes judeus ucranianos, mas como não se adaptaram, abandonaram o empreendimento. Mais tarde foram contatados colonos da Letônia, que ocuparam definitivamente as terras do núcleo colonial. Da Letônia e de colônias letas da Rússia vieram as primeiras 40 famílias. Posteriormente mais imigrantes continuaram a chegar tanto da Letônia como dos estados do Sul, instalando-se em Nova Odessa.