Ano de ingresso no consórcio

2017

COMPARTILHE

Morungaba é um dos 12 municípios paulistas considerados estâncias climáticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Climática, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

Memória afetiva de Morungaba
por Bernadete Meneguim Flaibam

Quando me incumbiram de fazer um histórico sobre Morungaba para ‘alimentar’ o site oficial da Câmara Municipal local, tinha conhecimento da pesquisa de D. Diloca (1.960-1.962), dos Livros de Tombo da Paróquia (até 2.000), e, da pesquisa atual do historiador Luís Soares de Camargo.

Após intensa leitura, procurei compilar “ipsis litteris” (com as mesmas letras) cada ‘princípio’: da povoação, de um ramo de negócio, de melhoramento, de religiosidade, de uma inauguração importante à comunidade, baseando-me:

. cunho científico – Luís Soares de Camargo, e sem o “crivo da ciência histórica” – Professora D. Diloca,
. à luz da Igreja – Livros de Tombo.

Quando estava quase no final, pus-me a pensar – os que ainda vivem daqueles tempos não tão remotos: sessentões, setentões e oitentões… visualizarão (creio) com prazer porque poderá tocá-los em sua memória afetiva (infância, juventude), mas o novo pessoal da internet (filhos do ora sessentões!) interessará saber o princípio…! mas, e agora? – Quero saber agora!

Resolvi dirigir-me ao posto do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em Amparo, expliquei, visualizei extenso material sobre Morungaba até o último censo, e, orientada pelo chefe do Posto que sabiamente propôs acessasse o link: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=353200, onde cada cidadão/cidadã poderá adentrar e sobretudo atualizar cada segmento que lhe interessar tanto em termos comparativos quanto em termos de desenvolvimento, novas conquistas, evolução, – rapidamente – como tudo o é agora! Já!!!

Concluí que:

À luz da memória afetiva, do conhecer dos mais idosos, do cunho investigativo pessoal, do que se dispunha em cada momento, com contornos próprios a história de Morungaba foi se delineando, onde a nuance de cada fato, cada termo, retratado foi pela maneira de viver do povo no seu dia-a-dia, entremeado pelas relações afetivas, familiares, religiosas, legais, interpessoais, sociais, profissionais… E, poderá continuar a ser delineada, desenhada, pela contribuição da geração digital que com um clique apenas nos torna cidadãos do mundo!

A Câmara Municipal da Estância Climática de Morungaba agradece a escritora morungabense Bernadete Meneguim Flaibam pela preciosa colaboração.