Ano de ingresso no consórcio

2014

COMPARTILHE

Cosmópolis, palavra que une dois vocábulos gregos
(cosmos, universo, e polis, cidade).

Os ‘caminhos de Goiases’, uma extensão de trilhas criadas por Bandeirantes do ‘Planalto de Piratininga’, entre as vilas de ‘Jundiahy’ e ‘Moji-Mirim’, originaram em seus percursos o surgimento de áreas de pouso e descanso aos exploradores.

O ‘Caminho de Goiases’, também conhecido como ‘Picada de Goiás’, está entre as primeiras estradas imperiais criadas no Brasil, em função da descoberta do ouro e pedras preciosas no sertão de Goiás e Minas Gerais. Em sua emancipação política e administrativa em 1944, várias datas passaram pelos estudos da Câmara de Cosmópolis; como a fundação da Fazenda Funil, em fevereiro de 1830, início das obras da Carril Agrícola Funilense, em 1890, inauguração da estação ferroviária da Funilense, em 1899, ao marco de compra das terras do Funil, em 1898, para construção da Usina Ester.

O dia 17/01/1901, é oficializado como o marco de criação do projeto urbano cosmopolense. A data é uma correção histórica, formalizada após anos de estudos e pesquisas para a criação do livro ‘Cosmópolis de fazenda Funil à cidade universo’, apresentado ao legislativo municipal pelo historiador Mano Fromberg.